Multicast

Multicast é uma tecnologia de conservação de banda que permite que um fluxo de dados seja enviado para múltiplos destinos simultaneamente. É utilizada em aplicações um-para-muitos ou muitos-para-muitos.

Normalmente são utilizados dois tipos diferentes de transmissão de dados: unicast e broadcast. Unicast gera um fluxo de dados para cada destino que o solicita, utilizando mais recursos do servidor que os está gerando, além de contribuir para o congestionamento da rede. Já o broadcast simplesmente replica os dados para toda a rede, mesmo que apenas um endereço da mesma tenha solicitado o fluxo em questão. O segundo resolve o problema de utilização da rede mas desperdiça tempo de processamento dos hosts que não requisitaram os dados. Já com multicast, é gerado apenas um fluxo de dados e ele é repassado somente aos hosts que o solicitaram.

Multicast é uma tecnologia voltada a aplicações distribuídas, especialmente multimídia, como videoconferências ou ensino à distância, tornando-as mais eficientes e economizando recursos do(s) transmissor(es) e receptores.

O PoP-RS faz parte da rede multicast nativa da RNP, que possui interconexão multicast nativa com a Internet2, podendo oferecer esse serviço às instituições conectadas.