NTP

NTP ou Network Time Protocol, é o protocolo utilizado para a sincronização do relógio interno dos computadores com um determinado servidor, que por sua vez sincroniza seu relógio com os chamados relógios de referência.

Esta sicronização é extremamente necessária para que tenhamos uma maior confiabilidade na troca de informações entre os diversos sistemas que utilizamos todos os dias, como HomeBanking, Notícias online, relatórios financeiros, etc. Num mundo onde cada vez mais dependemos da informação o mais rápido e na forma mais confiável possível, esta pequena atitude pode ser de grande ajuda.

Apartir de um relógio de referência, equipamentos de altíssima precisão, a RNP montou uma estrutura de servidores NTP. Um servidor de ordem Stratum 1, é sincronizado utilizando um receptor GPS (Stratum 0).

Servidores localizados nos pontos de presença (incluindo dois no PoP-RS) usam o servidor da RNP como referência, tornando-se Stratum 2 e dessa maneira formando uma hierarquia de referência de tempo. Essa medida permite que as instituições do Rio Grande do Sul tenham acesso à esse serviço geograficamente mais próximo, além de auxiliar também na distribuição da carga entre os diversos servidores Stratum 2.

Os servidores do PoP-RS têm acesso liberado, sendo que, para utilizar esses servidores, é necessário apenas o envio de uma notificação via e-mail.
O mesmo e-mail pode ser utilizado para informações sobre os seguintes serviços:

  • ntp.pop-rs.rnp.br
  • ntp.cert-rs.tche.br

Com isto cada instituicão pode criar seu próprio servidor interno e sincronizar os relogios de seus equipamentos dentro de sua própria rede. Para isto, é necessario a instalação do programa de NTP, disponível para diversos sitemas operacionais, como Solaris, Linux, FreeBSD, Windows, etc. Maiores detalhes e informacões podem ser obtidos em http://www.ntp.org.

O trecho abaixo demonstra como configurar o arquivo /etc/ntp.conf para utilizar os servidores do PoP-RS e do CERT-RS:

#
# Default NTP configuration file.

(…)


# Lista de Servidores
#
server ntp.pop-rs.rnp.br
server ntp.cert-rs.rnp.br