Configuração dos clientes de email

Com o objetivo de possibilitar a implementação de múltiplos domínios, o Ponto de Presença da  Rede Nacional de Pesquisa (POP-RS) está trocando a configuração do sistema de mail. A partir de agora, os usuários devem se autenticar, tanto para receber (POP3/IMAP) quanto para enviar mails (SMTP), utilizando o “@domínio” anexado ao nome_do_usuário. Assim sendo, caso houvesse um usuário “teste” que utilizava o servidor “pampa.tche.br”, esse usuário, para ler ou enviar mails, deve agora usar “teste@tche.br” para autenticação no SMTP ou POP3/IMAP.

Os nomes dos servidores também mudaram. Os novos nomes fazem referência aos serviços prestados e aos domínios pelos quais são responsáveis. Dessa forma, para o domínio “cinted.ufrgs.br”, por exemplo, o usuário deve utilizar o servidor “pop.cinted.ufrgs.br” caso use POP3 e “imap.imap.ufrgs.br” caso utilize IMAP. Para o envio de mails, esse usuário deve utilizar o servidor “smtp.cinted.ufrgs.br”. Abaixo segue uma tabela demonstrativa dos servidores a serem utilizados em cada domínio gerenciado pelo POP-RS.

 

Domínio

Servidor POP3

Servidor IMAP

Servidor SMTP

tche.br pop.tche.br imap.tche.br smtp.tche.br

 

 

 

 

 

 

 

 

No intuito de facilitarmos a configuração dos clientes de mail, os links abaixo levam a tutoriais dessas configurações em alguns clientes:

 

 

Em caso de dúvida:

E-mail

(51) 3308-5039 ou 3308-5042